Rede pública amplia acesso a tratamento contra obesidade
Santa Catarina registrou um aumento de 550% no número de cirurgias bariátricas realizadas na rede pública de saúde em 2025, quando comparado com os dados de 2022. Foram contabilizadas 2.228 cirurgias no último ano, segundo informações da Secretaria do Estado da Saúde (SES). O crescimento é impulsionado pela ampliação da rede credenciada, que passou de seis para nove hospitais participantes do Programa de Valorização dos Hospitais desde 2024.
Cirurgia bariátrica: um divisor de águas na saúde do paciente
A cirurgia bariátrica tem se mostrado uma ferramenta fundamental no combate à obesidade e às doenças crônicas associadas. Dr. Rui Celso Vieira, cirurgião geral, destaca a eficiência do procedimento na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Além do benefício do emagrecimento, a cirurgia serve principalmente como um tratamento para doenças metabólicas, no caso do paciente com diabetes. O paciente emagrecendo, ele reduz ou tira a insulina ou as medicações que usa de forma contínua”, explicou.
Compromisso do paciente é chave para o sucesso
O cirurgião ressalta que os resultados satisfatórios dependem do engajamento do paciente no processo. “Os resultados são satisfatórios desde que o paciente assuma o compromisso de ele realizar o que foi determinado pela nutricionista, pelo médico e pela endocrinologista”, afirmou Dr. Vieira. O acompanhamento multidisciplinar é um pilar essencial para o sucesso a longo prazo.
Transformação de vida: o antes e o depois da cirurgia
Naline Pires da Silva Borges, agente de registros, é um exemplo dessa transformação. Diagnosticada com diabetes e hipertensão, ela pesava 122 quilos. Após realizar a cirurgia bariátrica no final de 2025, Naline perdeu mais de 20 quilos em apenas três meses. Sua qualidade de vida e autoconfiança melhoraram significativamente. “Posso fazer coisas que eu não fazia mais com medo de me me lesionar, de me machucar ou até mesmo porque não conseguia de fato. A obesidade não me deixava fazer muitas coisas”, relatou. Ela agora se sente mais livre e confiante, buscando a palavra “qualidade de vida” como seu principal objetivo.
Critérios rigorosos para acesso à cirurgia pública
A SES esclarece que a cirurgia bariátrica é considerada o último recurso no tratamento da obesidade. Para ser elegível ao procedimento no sistema público de saúde, o paciente deve cumprir requisitos específicos. O encaminhamento para o especialista cirúrgico só ocorre após dois anos de acompanhamento multidisciplinar sem sucesso na perda de peso significativa, ou quando as comorbidades se tornam incontroláveis apenas com tratamento clínico.
Sou um redator especializado em jardinagem, com formação em marketing. Combinando minha paixão por plantas com habilidades em comunicação, crio conteúdo cativante e informativo sobre jardinagem, ajudando as pessoas a transformarem seus espaços verdes. Minha missão é compartilhar conhecimento e inspirar outros amantes de plantas a cultivarem jardins vibrantes e cheios de vida.