Príncipes do Samba Conquista 14º Título no Carnaval de Joinville com Enredo Ancestral

Emoção e Tradição na Beira Rio

Anúncio

O Carnaval 2026 de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi palco de uma disputa acirrada e repleta de emoção. Sob um calor intenso e com arquibancadas lotadas na manhã de domingo (8), a escola de samba Príncipes do Samba sagrou-se campeã, conquistando seu 14º título. A agremiação celebrou seus 40 anos de história com um enredo que homenageou o Baobá, árvore sagrada e símbolo da ancestralidade negra, destacando a transmissão de saberes entre gerações como fio condutor de seu desfile.

Retorno Competitivo Fortalece a Festa

A presidente da Príncipes do Samba, Ana Paula Nunes Chaves, expressou a grande emoção em trazer o legado da escola e ver a comunidade engajada. “É uma emoção muito grande trazer esse legado e ver a comunidade aderindo ao Carnaval. É uma escola de 40 anos que luta para manter essa cultura viva”, afirmou. Na classificação final, a Fusão do Samba garantiu o segundo lugar, seguida pela Unidos pela Diversidade e pela Unidos do Caldeirão, respectivamente em terceiro e quarto lugar. Todas as escolas foram premiadas com troféus.

Desfile Adiado e Adaptações

Originalmente programado para o início da noite de sábado (7), o desfile das escolas de samba foi adiado devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. Em comum acordo entre as escolas e a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), os quesitos harmonia e comissão de frente não tiveram suas notas computadas para evitar prejuízos aos participantes. Os demais quesitos, como bateria, samba-enredo, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, e casal de mestre-sala e porta-bandeira, foram avaliados normalmente pelo júri.

Joinville Apostando no Carnaval Antecipado

Apesar do adiamento, a avenida Beira Rio recebeu mais de 10 mil pessoas, que ocuparam o espaço desde cedo, equipadas com cadeiras de praia, sombrinhas e protetor solar. O presidente da LIESJ, Gabriel de Paula, ressaltou a importância do formato competitivo para aprimorar a estética e a organização da festa, fruto de meses de trabalho e apoio do poder público. A vice-prefeita Rejane Gambin destacou que a realização do carnaval em Joinville de forma antecipada ao calendário nacional é uma estratégia para atrair turistas e se posicionar como um evento de qualidade e segurança para as famílias, sem a intenção de competir com carnavais mais tradicionais.

Anúncio

Deixe uma resposta